Como clarear melasma? Conheça tratamentos eficazes!

Mais do que nunca, ouve-se muito falar sobre o melasma, mas você sabe o que ele é? Atualmente, é um dos problemas que mais incomodam as mulheres e homens. Contudo, já adiantamos que as manchas de melasma têm salvação e podem ser clareadas.

Inclusive, o tratamento para melasma é um dos procedimentos estéticos mais procurados. Confira os detalhes sobre essa patologia e previna-se:

O que é o melasma?

O melasma é uma doença que consiste no surgimento de manchas escurecidas na pele, principalmente na face. As manchas são de cor amarronzada e surgem com maior frequência na testa, bochecha e acima do lábio superior, o conhecido buço, mas também podem aparecer em regiões do pescoço, no dorso das mãos e no colo.

O melasma surge porque os melanócitos, células responsáveis por produzir o pigmento da pele, aumentam sua produção, o que resulta nessas manchas de tons marrons sobre a pele, que são efeito do depósito de pigmento em abundância. A patologia não é um mal à saúde física, mas afeta a autoestima de muitas pessoas e geralmente aparece em pessoas jovens.

Engana-se quem pensa que todo melasma é igual, pelo contrário, existem 3 tipos que os diferencia. Confira:

1. Melasma epidérmico

Neste tipo, o excesso de melanina se localiza apenas na epiderme, ou seja, na camada mais superficial da pele. Por isso, esse é o tipo de melasma mais simples de tratar.

2. Melasma dérmico

Já neste caso, o melasma se concentra na derme, em uma camada mais profunda da pele e costumam ter uma tonalidade um pouco mais acinzentada. O melasma dérmico é mais difícil de tratar justamente porque se encontra mais distante da epiderme.

3. Melasma misto

Já é de se imaginar que o melasma misto seja a junção dos dois tipos anteriores e é exatamente isso. Neste tipo, o melasma atinge tanto a derme quanto a epiderme e os tratamentos precisam ser recomendados para atingir os dois locais a fim de cessar o problema.

Como o melasma aparece na pele?

Ainda não há explicação exata para o surgimento do melasma na pele, mas sabe-se que o problema se resulta a partir de um conjunto de fatores tanto ambientais quanto genéticos. Confira alguns dos principais fatores envolvidos no surgimento de melasmas:

1. Exposição à luz do Sol

A luz solar estimula a produção de melanócitos, o que pode fazer surgir ou piorar o melasma já existente. Em razão disso, expor-se ao Sol sem proteção solar é considerado um dos maiores motivos para o surgimento das manchas de melasma.

2. Alterações hormonais

As alterações hormonais são consideradas fatores de risco para o aparecimento de melasma. Essas mudanças podem provocar o excesso de produção de melanócitos, por isso, mulheres férteis, gestantes, pessoas que tomam pílula anticoncepcional ou fazem uso de outros métodos contraceptivos hormonais são as mais atingidas.

3. Fatores genéticos

Não dá para fugir dos fatores genéticos no caso do melasma e de diversos outros problemas cutâneos. O fato é que os estudiosos verificaram haver uma certa pré-disposição genética para desenvolver esse tipo de patologia.

4. Fototipo

Além disso, a cor da pele também influencia bastante na propensão ao melasma. Já se sabe que pessoas com fototipo intermediário costumam sofrer mais do problema que pessoas de pele muito claras ou negras. Geralmente, as pessoas com esse fototipo são aquelas que bronzeiam mais rapidamente, sendo assim, os melanócitos respondem rápido à exposição solar.

Como prevenir o melasma?

Para prevenir o melasma não há nada mais importante que evitar a exposição ao Sol sem protetor solar. Devido a isso, quem utiliza filtro solar diariamente corre menos riscos de desenvolver a doença. Além disso, realizar exames para verificar os níveis hormonais é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo, inclusive para uma pele saudável.

Como clarear o melasma do rosto?

Clarear o melasma do rosto é a ambição de muitas pessoas que sofrem com o problema e podemos garantir que isso é possível principalmente nos casos de melasmas epidérmicos, aqueles que se encontram na superfície da pele. Mas não se assuste, pois em casos de melasmas mais profundos isso também é possível, embora mais difícil!

Conheça alguns dos principais tratamentos para clarear melasma com a Tudo Belo Estética:

Laser de LED para melasma

O laser de LED é um dos melhores tratamentos para melasma, principalmente no caso da fototerapia com LED azul. O aparelho fototerápico com LED azul não é invasivo nem causa dor e promove o clareamento das manchas de melasma e, se realizado na periodicidade correta, pode praticamente desaparecer com o problema.

Cremes e pomadas despigmentadores

Os produtos despigmentadores de uso tópico são também uma alternativa para quem possui melasmas tanto dérmicos quanto epidérmicos. Alguns já são bastante conhecidos, como é o caso da niamicina, hidroquinona e o ácido azelaico, mas o ideal é que esses fármacos sejam indicados por especialistas para garantir o uso correto e eficaz.

Peeling químico

O peeling químico pode ajudar em muitos casos de melasma epidérmico principalmente quando são realizados em confluência com outros tratamentos, como com o uso de medicamentos. É importantíssimo que esse tratamento seja feito com segurança e prudência, dado que o excesso de peeling pode piorar o melasma ou causar outros danos à pele.

Medicamentos

Para o tratamento de melasmas muito severos e profundos, médicos dermatologistas costumam indicar também medicamentos de uso oral, como o ácido tranexâmico. Eles podem ser utilizados juntamente a dermocosméticos tópicos e a procedimentos estéticos, como a fototerapia com LED azul, a fim de garantir um resultado mais rápido.

Agora você conhece desde o que é o melasma, suas causas e até para que serve o LED azul. Se quiser saber mais sobre o universo da estética facial, confira nossos conteúdos e fique por dentro das novidades!

Deixe um comentário