Epilação a laser: o que é? Funciona? Entenda aqui!

Uma grande parcela da população se incomoda com a presença de pelos no corpo, por isso, recorrem à diversos métodos para eliminá-los, alguns mais baratos, como os aparelhos de barbear com lâminas e as ceras, enquanto outros mais caros, como as técnicas de depilação e epilação a laser oferecidas pelos profissionais de estética.

Essas técnicas modernas oferecem um resultado mais duradouro, por isso, cada vez mais pessoas recorrem às clínicas de estética para eliminar seus pelos.

Mas epilação realmente funciona? E qual é a diferença para depilação a laser? Essas dúvidas são muito comuns, então, se você já parou e se questionou sobre esses métodos, acompanhe nosso post e confira tudo sobre eles.

Depilação ou epilação a laser? Conheça as duas

Há cerca de uma década, a depilação a cera estava em alta e muitas pessoas buscavam a técnica para eliminar os pelos, já que ela oferecia um resultado melhor em comparação às lâminas e os pelos demoravam mais para crescer.

Contudo, a grande desvantagem era a dor sentida durante a remoção da pelagem. A cera gruda nos pelos e eles são arrancados de uma vez, causando dor e até mesmo sangramentos e alergias em vários clientes.

Então, com o passar dos anos, a área da Estética foi sendo inovada e surgiram aparelhos capazes de eliminar os pelos de forma definitiva, com um resultado excelente e sem dores: são as técnicas de depilação e epilação a laser!

Depilação a laser

A depilação a laser funciona como uma luz emitida pelo aparelho, que é absorvida pela melanina presente no pelo, causando seu aquecimento e eliminação.

Atualmente, existem aparelhos de laser modernos e sofisticados no mercado que proporcionam resultados incrivelmente satisfatórios com alto índice de absorção de melanina. Isso acontece devido ao efeito conhecido com Fototermólise Seletiva (a luz emitida pelo equipamento de laser gera aquecimento no bulbo do pelo, promovendo a morte de todo o folículo piloso).

Contudo, existem alguns equipamentos no mercado que promovem somente a lesão dos pelos, os quais são removidos apenas na superfície da pele, ou seja, a técnica não atinge a raiz (bulbo) dos pelos. Apesar de ser uma técnica muito eficaz, os pelos crescem novamente, então é necessário a repetição do procedimento de tempos em tempos.

Também existem aparelhos a laser que oferecem depilação definitiva, pois promovem a desnaturação dos pelos, que nada mais é do que a destruição dos folículos. A aplicação dessa técnica, dependendo da fase de crescimento do pelo, impede que ele cresça novamente.

Epilação a laser

A epilação a laser é mais um procedimento de eletroterapia que também promove a eliminação dos pelos por meio da emissão de luz (laser). Contudo, a grande diferença é que, nessa técnica, a remoção dos pelos é total, ou seja, a extração acontece desde a parte do pelo que fica por baixo da pele, chamado de bulbo piloso.

Para o procedimento, são utilizados diferentes aparelhos a laser, luz pulsada, eletrólise e outros. A epilação a laser é um procedimento minimamente doloroso realizado por meio de vários disparos de luz na região. A luz emitida atinge o pelo captando sua melanina, o que retarda seu crescimento e dificulta o crescimento de novos pelos.

Vantagens da epilação a laser

A epilação a laser é bastante vantajosa para quem deseja eliminar os pelos por completo, isso porque, além de ser muito eficaz, eliminando os pelos e impedindo que eles cresçam novamente, essa técnica ainda proporciona as seguintes vantagens para as pessoas que decidem investir nela:

  • A epilação a laser também promove uma pele mais lisa, nutrida e macia, além de atuar na foliculite, visto que ela remove o pelo desde o bulbo sem machucar a pele como em outros métodos;
  • O método não causa alergias e queimaduras, sendo uma técnica bem democrática, indicada para todos os tipos de pele e pelos;
  • A epilação tem um ótimo custo-benefício, sendo mais econômica com o passar do tempo, uma vez que você não precisa se preocupar com pelos indesejáveis no corpo;
  • Estima-se que é uma técnica capaz de eliminar, em média, 80 a 90% dos pelos definitivamente.

Contraindicações da epilação a laser

De forma geral, é uma técnica bem segura para pessoas que desejam eliminar pelos encravados ou pelos em excesso, mas pode ter contraindicações para pessoas com infecções ou alergias nas regiões que se deseja eliminar os pelos. É necessário que o indivíduo esteja com a pele saudável para ser submetido à luz dos aparelhos de epilação a laser.

Além disso, é fundamental não aplicar o procedimento ns seguintes casos:

  • Gestantes;
  • Mulheres com dispositivo intrauterino metálico (DIU);
  • Pessoas fazendo uso do medicamento Roacutan;
  • Pessoas com herpes ativa;
  • Pessoas fazendo uso de ácidos na região a ser tratada;
  • Regiões com próteses metálicas;
  • Pessoas que usam marca-passo;
  • Pessoas com diabetes e hipertensão arterial;
  • Pessoas tratando câncer e imunodepressivos;
  • Pessoas com flebite, trombose e doenças dermatológicas.

Você pode encontrar em algumas fontes que o procedimento também não é indicado para pessoas com alto nível de melanina na pele, já que o laser funciona atraído pela concentração de melanina dos pelos para sua eliminação.

Contudo, atualmente, existem aparelhos modernos que possibilitam ajustar o comprimento e a intensidade da luz para que, assim, a técnica seja possível de ser aplicada em qualquer tipo de pele, inclusive as mais bronzeadas, de forma segura e eficaz.

Cuidados necessários após a epilação a laser

A técnica da epilação a laser é um procedimento eficaz e duradouro, no entanto, existem alguns cuidados muito importantes após a aplicação do laser para que a pele permaneça saudável e com aspecto liso e nutrido. Confira quais são eles:

  • Realizar esfoliação da pele dois dias após a epilação. Isso permite que os poros se abram, evitando a foliculite;
  • Realizar a hidratação a pele com dermocosméticos de qualidade para o seu tipo de pele;
  • Evitar exposição ao sol por alguns dias após o procedimento a fim de evitar queimaduras;
  • Evite entrar no mar, visto que o sal da água também prejudica a epiderme;
  • Usar sempre o protetor solar para evitar manchas nas regiões depiladas;
  • Não usar desodorante ou outro produto que contenha álcool em sua composição por, pelo menos, 24 horas após a epilação, a fim de não irritar a pele.

Além de todos esses cuidados, também precisamos ressaltar que, por mais que o procedimento seja chamado de definitivo, será necessário realizar sessões de manutenção, uma vez que os bulbo piloso é capaz de se regenerar e surgir novos folículos com pelos. Mas a técnica é bem eficaz e isso costuma demorar bastante tempo para acontecer.

E, então, o que achou da técnica de epilação a laser? Trata-se de um procedimento interessante para garantir um resultado bem eficaz para eliminação dos pelos, realizado com equipamentos modernos de última geração que são operados por profissionais de estética devidamente capacitados.

Para mais conteúdos como esse, navegue em nosso blog e leia os outros posts que temos para você aqui. Aproveite e até a próxima!

Deixe um comentário