Locação de aparelhos de Estética: tudo que é preciso saber!

A área da Estética é uma das que mais evoluiu nos últimos anos, com o surgimento de equipamentos e técnicas avançadas que vêm alcançando resultados surpreendentes no organismo como um todo. Assim, o mercado se aqueceu, tornando-se um dos maiores geradores de renda para os profissionais da área.

Contudo, é necessário ressaltar também que esses equipamentos estéticos que fazem grandes transformações têm um alto custo de aquisição e, devido essa realidade, ter todos eles a disposição em uma clínica exige alto investimento.

E nem todo profissional possui esse capital disponível para uma aquisição como esta, principalmente se estiver em início de carreira. Hoje, queremos falar sobre uma solução alternativa que se apresenta para esses profissionais estetas: a locação de aparelhos de estética!

Será que esse caminho vale a pena? Compensa locar equipamentos de estética para trabalhar? Venha conosco e entenda mais sobre o assunto!

Vale a pena investir na locação de aparelhos de estética?

Antes da decisão de comprar ou alugar equipamentos estéticos, é válido analisar o seu momento profissional. Questione se você já tem uma clínica ou subloca um espaço dentro uma, se já possui uma base de clientes fiéis, se tem bastante seguidores em suas redes sociais, se tem alto capital para investimento… As respostas nortearão o caminho que você terá que seguir!

Montar uma clínica de Estética do zero é trabalhoso e, muitas vezes, desgastante. É preciso toda uma infraestrutura e diferentes tecnologias para oferecer as melhores opções de procedimentos estéticos mais procurados pelos clientes.

Atualmente, para oferecer os tratamentos mais modernos do mercado, a clínica ou o profissional deve possuir, ao menos, os seguintes equipamentos:

  • Radiofrequência;
  • Ultrassom;
  • Vacuoterapia;
  • Fototerapia (LED/Laser);
  • Alta Frequência;
  • Vapor de Ozônio;
  • Jato de Plasma;
  • Luz Pulsada;
  • Criolipólise;
  • Gerador de Ozônio;
  • Autoclaves.

Esses são apenas alguns dos equipamentos mais modernos disponíveis atualmente, mas, com eles, já é possível atrair mais clientes e ter a possibilidade de cobrar valores equiparados ao mercado pelos seus serviços.

Desembolsar um valor para aquisição de todos esses equipamentos pode ser difícil, por isso, cada vez mais a locação de equipamentos estéticos têm se tornado uma tendência.

Modelos de contratos de locação de equipamentos

No mercado atual, é possível encontrar diferentes modelos de contrato de locação de equipamentos estéticos. A escolha do modelo ideal é aquela que melhor se encaixa as suas necessidades e preferências ao trabalhar nesse formato. Confira quais são:

– Sublocação de salas e aparelhos

Geralmente, quando você subloca uma sala ou espaço de trabalho em uma clínica de Estética, optando por atuar como pessoa jurídica (PJ), o caminho mais óbvio pode ser a locação dos aparelhos da própria clínica. Isso se dá porque, na busca de um espaço para trabalhar, os proprietários da empresa já podem oferecer também a locação dos equipamentos.

Isso pode ser até estabelecido em contrato quando você fechar parceria com a empresa. Dessa forma, podem existir diferentes tipos de acordos entre as partes, como o rateio por procedimento/cliente ou mesmo a locação mensal do espaço e dos equipamentos, com valores justos para ambas as partes.

– Locação de equipamentos por tempo determinado

Outra forma de investir na locação de aparelhos estéticos é procurar por empresas que trabalhem apenas com o aluguel, ou seja, uma empresa que não ofereça serviços de estética, apenas forneça os equipamentos.

Atualmente, há empresas que oferecem a locação de equipamentos por períodos pré-determinados, em modelos de contrato em que o profissional pode locar um equipamento específico por horas ou diária com valores específicos para cada caso.

Mas quais os benefícios em alugar equipamentos de estética?

A verdade é que os profissionais já podem avaliar a possibilidade deste modelo de trabalho como algo benéfico e rentável. Caso você ainda tenha dúvidas sobre as vantagens de alugar equipamentos de estética, elencamos algumas:

1. Não é preciso realizar um alto investimento

Não existe a necessidade de ter um alto capital para investir e começar a sua carreira na Estética. Então, economizará bastante de início, uma vez que estará pagando pelo uso conforme for surgindo clientes para realizar procedimentos.

Caso você aposte no contrato de locação por diária, a melhor dica é tentar sempre agendar o máximo de clientes em um mesmo dia caso seja possível.

2. Não há gastos com manutenção dos equipamentos

Outro ponto que é necessário esclarecer é que a manutenção dos aparelhos é sempre de reponsabilidade do locador. Contudo, sempre se certifique que isso esteja bem esclarecido em contrato.

Podem existir cláusulas que eximem o proprietário em casos de mal uso do equipamento, mas, a princípio, em eventuais falhas durante o uso correto do equipamento não deve haver gastos extras para o locatário.

3. Equipamentos atualizados a sua disposição

Outra vantagem que você tem ao apostar na locação de aparelhos estéticos é a possibilidade de ter equipamentos super modernos a sua disposição para oferecer os tratamentos mais procurados.

Os clientes sempre estão em busca dos procedimentos que oferecem melhores resultados em menos tempo. Sempre que há uma novidade no mercado rapidamente ela está entre os assuntos mais falados da área. Você, enquanto profissional de Estética, precisa estar sempre atualizado conforme demandas que o mercado oferece.

Portanto, na hora em que estiver buscando por equipamentos para locação, não opte por aparelhos oque ofereçam técnicas ultrapassadas.

4. Não há restrição quanto aos equipamentos

Se você guardou um dinheiro durante suas especializações para investir em equipamentos de estética e abrir sua clínica,caso queira investir todo o valor, correrá o risco de ficar com tecnologias ultrapassadas em, no máximo, 3 anos. Isso resultará na necessidade de fazer a substituição por equipamentos novos em curto ou médio prazo.

Ao optar pela locação, você tem a possibilidade de oferecer diferentes procedimentos estéticos de acordo com as práticas mais atualizadas do mercado. E isso garante que você tenha uma excelente vantagem competitiva no mercado.

Quais as responsabilidades do locador?

Uma responsabilidade muito importante do locador é assegurar que os equipamentos tenham certificação de segurança atualizada, atendendo todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador responsável pela permissão para o uso.

Outra responsabilidade do proprietário é sempre fornecer o manual do equipamento no momento da locação, com informações de funcionamento e segurança para que o profissional saiba como proceder durante a aplicação em um paciente.

Além disso, é fundamental que a empresa locadora ofereça toda a manutenção e assistência técnica dos equipamentos para que o locatário possa realizar seus atendimentos com mais segurança e tranquilidade.

Caso não tenhamos sanado alguma dúvida específica a respeito da locação de equipamentos de estética, escreva nos comentários! Aproveite para ler também sobre como montar uma sala de micropigmentação aqui em nosso blog.

Deixe um comentário