Queda de cabelo pós Covid-19: saiba o que fazer!

A pandemia do Covid-19 causou muitas mudanças, as rotinas mudaram, os cuidados com higiene se tornaram essenciais no dia a dia, além de sequelas nas pessoas que o contraíram.

Atualmente, a queixa da queda de cabelo pós Covid-19 tem sido recorrente, principalmente das mulheres. Por isso, preparamos esse conteúdo para você entender a causa da perda de fios de cabelo, como tratar e quais produtos podem auxiliar no tratamento.

Há relação entre a queda de cabelo e a Covid-19?

Normalmente, há uma queda de 60 a 100 fios de cabelo diariamente e, embora pareça muito, essa é a estimativa saudável. A queda de fios em quantidades maiores que essa pode ocorrer em razão do uso de produtos químicos inadequados para a fibra capilar e até mesmo durante a escovação.

Recentemente, entretanto, a Covid-19 também se tornou um agravante para essa situação. O eflúvio telógeno, nome que se dá à queda excessiva de cabelo, tornou-se ainda mais frequente e, hoje, já é possível falar em uma relação entre a doença e a queda de cabelo.

Essa relação é explicada por especialistas que consideram o processo inflamatório, o estresse e a febre alta resultante da enfermidade. Ao longo do dia, o corpo gasta uma boa quantidade de sua energia na renovação capilar, no entanto, com a contração do vírus, toda energia é voltada para o combate da doença.

Não à toa, muitas pessoas reclamam também de estar com menor quantidade de fios de cabelo. O maior dos problemas, contudo, é a fase telogênica que abarca o fio, ou seja, o cabelo “morre” e cai.

Como tratar a queda de cabelo pós-Covid?

A boa notícia é que há maneiras de tratar a queda capilar após a Covid-19, é necessário manter a paciência e fazer o tratamento de forma regular, conforme indicação. Confira as opções de tratamento:

1. LEDterapia para amenizar a queda capilar

A LEDterapia é um tratamento que consiste em usar diferentes luzes de LED para estimular o couro cabeludo e o crescimento capilar. As fontes luminosas do aparelho são potentes e fazem com que as substâncias químicas interajam entre si, bioestimulando o crescimento do fio e eliminando as células malignas.

2. Tônico capilar para queda dos fios

O tônico capilar é um dos melhores produtos para tratar a queda de cabelo e, além de ser mais econômico, o tratamento pode ser feito em casa. Todavia, por ser realizado sem a verificação recorrente de um profissional, é muito importante manter o compromisso de utilizar o produto com a frequência e modo indicado.

O tônico capilar vai ajudar a fortalecer os fios, ativar a circulação sanguínea e distribuir os nutrientes adequadamente. É muito interessante fazer uso de um tônico em conjunto com um procedimento clínico, dessa forma, o tratamento será ainda mais potente e o resultado mais rápido.

3. Vitaminas para renovação e fortalecimento capilar

Nem sempre o problema da queda de cabelo será a ausência ou baixa de algumas vitaminas no organismo, todavia, se exames apontaram esse problema, é fundamental que você reponha os nutrientes que faltam. Entre em contato com um médico para orientar o produto e a quantidade necessária.

4. Sistema de Terapia de Microagulhas

O microagulhamento no couro cabeludo pode ser uma alternativa excelente para quem possui muita queda de cabelo e até mesmo entradas de calvície. As microagulhas são usadas para perfurar o tecido sem causar grandes danos e estimular a produção de colágeno e novos fios de cabelo.

Esse tipo de terapia para queda capilar também deve ser feita por um profissional capacitado. Se você é esteticista e quer saber mais sobre o assunto, aqui já falamos sobre microagulhamento para esteticistas, confira!

5. Medicamentos específicos para tratar queda de cabelo

Levando em consideração o tamanho do problema e outros possíveis danos causados pelo corona vírus, talvez se faça necessário o uso de medicamentos específicos para tratar a queda de cabelo pós-Covid. Nesses casos, um médico deverá indicar o medicamento correto e a forma de administrá-lo.

Em alguns casos, químicos para reduzir os níveis de estresse também podem ser orientados, uma vez que a queda de cabelo depois da Covid-19 também pode ter razões emocionais. Assim, o tratamento será ainda mais completo.

Agora que você já sabe a relação entre a Covid-19 e a queda de cabelo, bem como os tratamentos possíveis, aproveite para buscar ajuda o quanto antes e resolver de uma vez esse problema. Não deixe de conferir também nosso conteúdo sobre cosmetologia na estética e fique por dentro do tema!

Deixe um comentário