É verdade que muitas clínicas de estética conseguem “se vender sozinhas”, pois de fato oferecem bons serviços, tem qualidade e conseguem entregar valor paro o cliente, aplicar essas 5 estratégias em sua clínica de estética, fará com que você venda mais e melhore o crescimento do seu negócio.
Neste artigo, compartilharemos algumas dicas para ajudá-lo a fazer exatamente isso. Discutiremos as maneiras pelas quais você pode comercializar seus serviços (já que eles são seu feijão com arroz).
E também darei insights sobre táticas para ajudá-la a gerar mais valor e visibilidade para quem não te conhece!
As pessoas não compram procedimentos, elas compram sonhos
Mesmo parecendo um termo genérico, você irá concordar comigo que a maioria das pessoas (para não dizer todas) buscam procedimentos estéticos porque existe algo em seu corpo em que elas se sentem inseguras.
E elas sempre colocam a expectativa de que eliminando aquele problema, sua vida será melhor (autoestima, relacionamentos, confiança).
Quem procura um serviço de aplicação de botox, por exemplo, quer na realidade que suas rugas desapareçam..
Se você só vende procedimentos, é só mais um no mercado. O real objetivo do seu trabalho é transformar a vida das pessoas, é proporcionar uma experiência incrível para elas.
Explorar as estratégias que irei mostrar é a sua chance de se diferenciar das outras clínicas, mesmo não sendo simples, se bem aplicadas terá ótimos resultados, leia atentamente.
5 estratégias para vender mais em clínicas de estética
O mercado da estética apesar de concorrido ainda tem muita margem para ser explorado, vamos destacar os principais pontos que você pode começar hoje mesmo e atrair uma nova clientela.
Google My Business (Google Meu Negócio)
Essa com certeza é uma das ferramentas mais subestimadas pelas clínicas de estética, apesar de ser o básico, são poucas pessoas que utilizam o espaço do google para promover seu negócio.
Comece pelo básico, estar catalogada no Google Meu Negócio é essencial para qualquer estabelecimento que tenha atuação geográfica.
Geralmente o cliente sempre procura pelo estabelecimento no Google e lá você pode deixar claro informações importantes como endereço, site, horário de funcionamento, telefone, fotos e outros.
O custo para se registrar lá é gratuito, não precisar pagar nada e o benefício que se ganha é bem valioso.
Dessa forma, toda vez que um usuário buscar a sua clínica de estética ou local de trabalho, todas essas informações do estabelecimento já irão aparecer logo na primeira página.
Repare que o cliente busca no Google pelo serviço, não pelo nome da sua empresa.
Dentro do Google Meu Negócio garanta que:
- O bairro da sua clínica esteja claro
- Telefone e horário de funcionamento atualizado
- Postar fotos de tratamentos ou campanhas da clínica
- Peça avaliações aos seus clientes
Venda a transformação
A forma de como a sua clínica se comunica com o cliente diz muito sobre seus resultados, e muitas vezes os profissionais usam a linguagem errada para tentar convencer um cliente em potencial.
Muitos profissionais não se atentam as necessidades do seu cliente, imagine que todo cliente que chega até você em busca de um serviço está, na verdade, procurando uma solução para um problema.
E o seu papel é proporcionar a maior entrega de valor o possível para ele.
Pense em uma pessoa buscando um serviço de botox, imagine que seja uma mulher que trabalhe com a imagem pessoal.
Você como profissional pode fazer uma avaliação minuciosa do que seria importante para melhorar ainda a estética facial, um serviço que vai além do botox, como algum preenchimento ou fios de PDO.
A partir desse princípio, mostre para sua cliente como a melhora da estética facial dela pode gerar mais negócios, mais parcerias e mais credibilidade para ela.
Entenda que a percepção de valor aumenta bastante quando o que você entrega, impacta na vida do cliente.
A realidade é que o cliente não busca por tratamentos de estética, o que ele deseja é reduzir medidas, eliminar celulite… E ainda mais, buscam aumentar a autoestima, colocar aquela roupa que ela não usa mais porque não se sente confiante.
Ouça seus clientes, venda a solução correta.
O que gera resultado não é explicar a tecnologia de um tratamento, mas sim mostrar de que forma ele resolve o problema do cliente.
Foque nas mídias sociais
As redes sociais têm um potencial enorme de elevar o seu negócio, e para isso é necessário muito mais do que postar com certa frequência.
Trabalhar com redes sociais não é só produzir muito, e sim falar sobre a empresa, seus produtos, serviços e conceitos de uma maneira que desperte o interesse do usuário.
Conheça seu público
É essencial que você saiba qual o comportamento do seu cliente, em que canais eles estão (Instagram, Facebook, Whatsapp etc.) e qual conteúdo tem valor para ele.
E como eu consigo essas informações? Comece pelos seguintes métodos:
- Pesquisa
- Testes
Seus próprios clientes são uma grande fonte de dados, faça pesquisa com eles sobre qual rede social ele utiliza, como ele encontrou sua clínica, como ela costuma buscar serviços, etc.
Com isso sua você já terá informações o bastante para usar sua rede social como uma ferramenta de testes, publique diferentes conteúdos, formatos e em diferentes horários e analise qual o padrão gera mais resultados.
Mostre sua clínica
Mostrar os detalhes da sua clínica é uma das formas de humanizar sua marca. Mostre os procedimentos realizados, as pessoas encarregadas pelo trabalho, mesmo que seja somente você a pessoa faça tudo no seu negócio, as pessoas sentirão maior credibilidade nos seus serviços.
Vá além das curtidas
Apesar desse universo de marketing digital ser bastante pautado em números, seus conteúdos podem ser medidos de duas formas: qualitativo e quantitativo.
Suponha que um vídeo seu viralize, e receba milhares de curtidas e seguidores novos. Quantas dessas pessoas estão aí pelo que sua marca é? Longe de dizer que um vídeo viralizar não é positivo, porém se atente em atrair os clientes que podem comprar o que você tem para oferecer.
Mostre resultado, porém cautelosamente
Mostrar resultados é uma das formas mais eficazes de atrair um cliente, ver o resultado em uma pessoa gera uma credibilidade e confiança gigantesca.
Porém, é necessário ter bastante cuidado, sabemos que mostrar antes e após tratamentos ainda é bastante discutido, se for colocar este tipo de prova, faça com cuidado e com ética.
Uma boa alternativa é mostrar a satisfação de um cliente, podendo relatar como foi a experiência dele nos seus tratamentos, mostrando que ele teve suas expectativas atendidas.
Invista em Mídia Paga
Não adianta ter um excelente produto ou conteúdo se a distribuição dele não chega ao público certo.
Distribuição por conteúdo pago ou com mídia paga é uma ponte para conectar sua empresa com o público certo mediante conteúdo, e ajudar sua audiência entregando a informação certa no momento certo.
Com a mídia paga os resultados são mais previsíveis e rápidos. Na elaboração de uma campanha paga, você já consegue ter uma estimativa dos resultados.
A mídia paga permite que você realize testes sem ter que investir alto num primeiro momento. Avalie como o público irá responder.
Venda por indicações
Um canal de aquisição de clientes por indicação pode ser vantajoso porque nós tendemos a acreditar nas recomendações de pessoas próximas, como amigos e familiares e até colegas.
Quantos mais satisfeitos os seus pacientes estiverem com seus produtos ou serviços, é provável que recomendem sua marca para pessoas que elas conhecem.
Além disso, a probabilidade de a recomendação ser para uma pessoa que irá se beneficiar muito do que você oferece é muito alta.
Crie um programa de vendas por indicação
Agora que você já sabe quem são seus clientes satisfeitos, basta em seguida definir as regras do seu programa de indicação, por exemplo:
- Quais as regras?
- Como será a recompensa?
- Quantas indicações serão necessárias para ativar a recompensa?
Vale ressaltar que podem existir procedimentos estéticos de valores menores, até de valores robustos, como pacotes de tratamentos ou cirurgias. Confira os 12 procedimentos estéticos mais procurados.
Cada negócio tem sua particularidade, então avalie se sua recompensa pode ser por número de indicações, ou se uma indicação já é de grande valor se o seu produto for mais oneroso.
Defina as recompensas
A recompensa que seu cliente ganha é um dos maiores motivos dela se sentir estimulada a indicar sa clínica de estética.
Pense em recompensas valiosas para seu cliente, podendo ser descontos, algum procedimento grátis ou um serviço adicional.
Conclusão
Aplicar essas 5 estratégias em sua clínica de estética podem te fazer vender mais, e te deixar à frente dos concorrentes do seu segmento.
Agora que você já sabe como melhorar seus resultados e quer os melhores aparelhos e insumos para os seus clientes, acesse nossa Loja Online.
Vender serviços pode ser complicado, mas o mix de marketing certo torna isso totalmente viável. Teste os diferentes métodos mencionados neste post (e nossos outros recursos) e veja o que funciona!