Pescoço e colo envelhecido: como minimizar os efeitos?

Pescoço e colo envelhecido: como minimizar os efeitos?

O pescoço é uma das partes do corpo da mulher que mais sofre com os efeitos do calor e frio. Além disso, se a saúde não está em dia, o pescoço pode apresentar aparência mais envelhecida. Muitas mulheres se sentem incomodadas com o aparecimento de rugas na região do colo e pescoço e a busca por tratamentos e formas de amenizar elas é frequente.

Existem muitos meios de evitar e adiar o aparecimento das indesejadas marquinhas nessa região, principalmente quando esses sinais são identificados logo no começo.

Acompanhe a Tudo Belo na leitura desse post e descubra as causas do envelhecimento do colo e pescoço, além de formas para proteger e tratar essa região.

Quais são os fatores que influenciam no envelhecimento do pescoço e do colo?

O pescoço e o colo são os primeiros locais a darem sinais de envelhecimento precoce e existem muitos fatores que influenciam diretamente nesse processo. O que poucas mulheres sabem é que, com pequenas mudanças de comportamentos e cuidados extras, esse envelhecimento pode ser evitado.

Conheça alguns dos principais fatores que influenciam no envelhecimento do pescoço e do colo:

Genética

Cada pessoa possui fatores genéticos individuais e isso influencia diretamente em como cada um irá envelhecer. Normalmente as mulheres começam a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento a partir dos 35 anos de idade, quando a produção de colágeno diminui e isso se evidencia primeiramente na pele.

A genética atua diretamente nesse processo e pode ser observada em nossos pais. Caso eles tenham sofrido um envelhecimento precoce, talvez você também passe pelo mesmo processo se não mantiver certos cuidados na rotina!

Tabagismo

O hábito de fumar traz muitas consequências negativas para a pele, pois a nicotina é uma grande responsável pelo ressecamento da pele e o surgimento de manchas amarelas nas bochechas e pescoço.

Além disso, o cigarro traz muitos danos oxidativos e inibem a produção da proteína mais importante para a pele: o colágeno. Não apenas o rosto e pescoço sofrem com as toxinas presentes no cigarro, mas também as mãos, braços, dentes e cabelo.

Falta de água

A água é o principal meio de transporte de todas as vitaminas, proteínas e minerais em nosso corpo, e a falta de água é um dos fatores que promovem o envelhecimento precoce da pele do pescoço e colo. Beber quantidades insuficientes de água diminui a elasticidade da pele.

Não utilizar protetor solar

O protetor solar é aquele cosmético que sempre deve estar presente na rotina de skincare, a não utilização dele pode acelerar o envelhecimento da pele do pescoço e colo.

Muitas mulheres só lembram de utilizar o protetor solar durante o verão, mas ele deve ser incluído em todas as épocas do ano, pois até mesmo a incidência da luz dos eletrônicos potencializa o envelhecimento da pele.

Outros fatores

Falta de hidrantes, noites mal dormidas, tomar sol em excesso, estresse e uma alimentação desequilibrada também causam o envelhecimento da pele do colo e pescoço. Dessa forma, é importante manter uma vida saudável e estar em dia com todos os cuidados de skincare para evitar o aparecimento de rugas e manchas nessa região.

Como evitar o envelhecimento precoce do colo e pescoço?

Como já vimos, existem muitos fatores que influenciam diretamente no envelhecimento precoce da pele e que podem ser facilmente evitados com a mudança de hábitos e cuidados extras.

Mas como todo cuidado não é pouco, conheça alguns cuidados que podem evitar o envelhecimento do colo e pescoço, proporcionando elasticidade, viço e saúde para essa região:

1. Utilize cremes ou loções hidratantes

A hidratação com cremes sempre foi uma grande aliada quando o assunto é saúde da pele. Ela é a principal responsável por manter a pele jovem e bonita.

Se você passou um dia com grande exposição ao sol, poluição, frio ou calor, o hidratante é indispensável. Os cosméticos desenvolvidos para hidratar as regiões do rosto, pescoço e colo possuem fórmulas que agem para auxiliar na regeneração da pele, removendo bactérias e tornando ela mais saudável.

2. Uso diário de protetor solar

Como dissemos, a falta de protetor solar é um fator que influencia no envelhecimento do pescoço e colo. São áreas muito sensíveis e sempre pedem uma camada de proteção extra.

Faça o uso diário de um fator de proteção de sua escolha, opte por um cosmético que se adapte melhor com o seu tipo de pele e não esqueça de fazer a reaplicação sempre que for entrar em contato direto com o sol.

O uso de protetor solar também reduz a ocorrência de hiperpigmentação no colo e protege contra o câncer de pele. Lembrando que seu uso deve ser diário, mesmo em dias nublados.

3. Inclua alimentos antioxidantes na sua dieta

Alimentos antioxidantes são aqueles que servem para prevenir doenças, possuem efeitos anti-inflamatórios e fazem um grande trabalho no funcionamento das células, evitando os efeitos negativos do estresse e dos radicais livres.

Alguns alimentos que possuem grande potencial antioxidante são a aveia, as frutas cítricas, os legumes e as frutas vermelhas. Uma dieta com inclusão de alimentos saudáveis evitam o envelhecimento precoce e proporcionam bem-estar no dia a dia.

Quais são os tratamentos rejuvenescedores para a região do pescoço e colo?

O universo da estética sempre está trazendo novos tratamentos e procedimentos que viabilizam a beleza de todas as mulheres, e quando o assunto é envelhecimento da pele, não é diferente!

Existem muitas técnicas que trazem bons resultados no combate do envelhecimento, além de preencher as rugas e reduzir as manchas da pele.

Um dos favoritos das mulheres e muito popular nas estéticas é o peeling químico. Nesse procedimento, é feita uma aplicação de ácidos na pele que promovem a descamação da mesma e estimula a renovação celular. Dessa forma, ele se tornou um dos procedimentos favoritos do inverno, pois é necessário que se evite o sol durante o processo de descamação da pele.

Outro tratamento que está ganhando espaço é a carboxiterapia, que faz a aplicação de gás carbônico sobre a pele, melhorando a circulação da pele e agindo de forma muito perceptiva no combate à flacidez e rugas.

Por fim, um procedimento que já é muito conhecido é o microagulhamento, que tem o objetivo de estimular a produção de colágeno através de agulhas que perfuram a primeira camada da pele.

Nós sabemos que o envelhecimento da pele é inevitável e enquanto há mulheres que não ligam muito para os primeiros sinais de rugas tem outras que se sentem muito desconfortáveis e procuram evitar ou adiar esse processo.

O colo e pescoço são áreas extremamente sensíveis e pedem um cuidado extra para todas as mulheres, não apenas para evitar o envelhecimento, mas para bloquear a aparição do câncer de pele e problemas de pigmentação.

Os fatores que incidem no envelhecimento do colo são muito pontuais e fáceis de serem evitados, bem como os cuidados que podem ser facilmente adaptados na sua rotina diária.

Agora que você conheceu todos os fatores que podem incentivar o envelhecimento precoce do colo e pescoço, conheceu alguns dos tratamentos rejuvenescedores que existem e ainda descobriu dicas que podem evitar que o envelhecimento nessa região aconteça rapidamente, que tal visitar nosso post onde trazemos os 12 procedimentos estéticos mais procurados nas estéticas? Você vai adorar descobrir quais são!

2 comentários em “Pescoço e colo envelhecido: como minimizar os efeitos?”

  1. A prevenção do envelhecimento precoce e o Bem estar passou a ser prioridade para muitas pessoas atualmente e eu, na condição de médico, estou empenhado em contribuir para que essas pessoas encontrem esses objetivos e, inclusive, estou iniciando uma pós-graduação em estética médica.
    As informações aqui expostas foram muito esclarecedoras e me incentivaram a prosseguir com a pós-graduação em estética médica.

    Responder

Deixe um comentário