Cosmetologia na Estética: ativos cosméticos e tecnologias

Os cuidados com o corpo e aparência são passos muito importantes para contribuir com a beleza, estética e autoestima das pessoas, não é mesmo? Dessa forma, a busca por produtos eficientes e de qualidade tem sido cada vez mais crescentes, elevando o interesse das pessoas pela cosmetologia.

Considerando que a estética e cosmetologia são áreas correlacionadas por meio da ciência farmacêutica, existem diversas opções que prometem promover cuidados e tratamentos surpreendentes conforme os tipos e necessidades de cada tipo de pele por meio de seus ativos cosméticos e tecnologias.

Se quer entender um pouco mais sobre esse assunto, este conteúdo é para você: separamos abaixo diversas informações sobre os ativos cosméticos e técnicas usadas no procedimento. Continue sua leitura e aproveite!

Cosmetologia: o que é?

A cosmetologia é a ciência e os estudos dos cosméticos com enfoque em seus ativos, efeitos, propriedades, aplicações para obter bons resultados visando a beleza e cuidados com aparência de seus usuários.

A área também é muito conhecida pelo aprimoramento de produtos, dividido pelas novas opções de produtos, não apenas a elaboração de novos, mas também o aprimoramento de fórmulas já existentes.

A cosmetologia é dividia em algumas funções que visam cuidados específicos com a pele, sendo eles:

Cosmetologia conservadora

A cosmetologia conservadora é aquela que atua em relação à proteção da pele diante de agentes desgastantes naturais do dia a dia, como o sol, umidade, calor, vento, frio e afins.

Cosmetologia corretiva

Já a cosmetologia corretiva é a que busca corrigir imperfeições encontradas na região da derme – fazendo jus a seu nome – por meio de produtos cosméticos.

Cosmetologia estética

Por fim, a cosmetologia estética é a que visa cuidar ou aprimorar a aparência estética facial, ou da região em que ocorre a aplicação. Funciona quase como a maquiagem, no entanto, tem efeitos terapêuticos para a pele.

Além disso, dentro da cosmetologia, um campo de atuação muito pertinente são os nanocosméticos, que também promovem ótimos resultados à pele, sendo inclusive de comprovação científica – entenda melhor sobre eles abaixo.

O que é a nanotecnologia em cosméticos?

Os cosméticos com nanotecnologia são produtos que possuem partículas com ativos capazes de penetrar até mesmo as camadas e regiões mais difíceis e profundas da pele. Dessa forma, é possível cuidar e tratar da pele resolvendo seus problemas pela raiz – o que confere resultados notáveis desde o primeiro uso.

Quais são os cosméticos usados na cosmetologia?

Como a cosmetologia está sempre estudando e pesquisando novas fórmulas para os cuidados com a pele – além do aprimoramento das já existentes – são muitas as opções de produtos usados na cosmetologia.

E para organizar os produtos trabalhados pela cosmetologia, a ANVISA criou uma classificação de conceitos e definições para os produtos que os separam por necessidade de comprovação científica em seus resultados. Confira mais sobre eles abaixo:

Cosméticos Grau 1

Nos cosméticos de Grau 1, temos todos os que dispensam comprovação científica ou testes para averiguar sua eficácia por falta de necessidade mesmo. São eles:

  • Cremes hidratantes;
  • Demaquilantes;
  • Desodorantes Antitranspirantes e sem ação bactericida;
  • Esmaltes;
  • Loções para barba;
  • Maquiagens;
  • Perfumes;
  • Sabonetes;
  • Shampoos.

Cosméticos Grau 2

Por outro lado, os cosméticos de grau 2 são aqueles que apresentam necessidade de comprovação científica em sua eficácia. São eles:

  • Cremes antirrugas;
  • Cremes para acne;
  • Desodorante com ação bactericida ou antitranspirante;
  • Produtos de higiene íntima;
  • Produtos infantis;
  • Protetor solar;
  • Sabonetes;
  • Sabonetes antissépticos;
  • Shampoos antiqueda ou anticaspa.

Quais as vantagens dessa tecnologia nos tratamentos?

Dentre as principais vantagens do uso da cosmetologia e nanotecnologia nos tratamentos estéticos, temos a eficácia em tratamentos de acordo com cada tipo de pele. Isso é importante porque cada pele possui características particulares como pH, nível de oleosidade, tamanho dos poros e mais.

Dessa forma, os produtos se tornam propícios aos mais diferentes tipos de pele e seus respectivos tratamentos, uma vez que são criados a partir novas fórmulas ou ainda sofrem otimizações que visam trazer resultados ainda melhores aos tratamentos da derme.

Além disso, a quantidade de públicos atendidos também é ampliada, fazendo com que mais pessoas possam cuidar da pele de acordo com suas necessidades.

Leia também: 12 procedimentos estéticos mais procurados: confira a lista!

Quais os avanços que a cosmetologia já promoveu na estética?

Dentre os avanços que a cosmetologia já agregou à estética, temos a facilidade de permeação na pele por meio da quebra de sua barreira cutânea, seja por apêndices, vias intercelulares e intracelulares. E a boa notícia é que essa era tem sido aprimorada de forma constante por meio de estudos para obter resultados ainda melhores e, sobretudo, duradouros.

Quando nos referimos à estética, há também a presença de avanços em peelings, limpeza de pele, ozonioterapia, microagulhamento, massagens faciais, radiofrequência facial e afins.

Mesmo assim, o grande impasse a ser combatido com o avanço da cosmetologia na estética é a redução da permeabilidade na pele, ocorrida pela diminuição cutânea que, por sua vez, ocorre pelo avanço da idade.

Também é importante explicarmos a diferença entre os conceitos de penetração e permeação, em que na permeação os avanços passam pela epiderme e chegam à derme – a segunda camada da pele –, enquanto na penetração, o produto tem eficácia somente na epiderme.

Conheça a Fluiderm disponível na Tudo Belo Estética

A Fluiderm é um perfeito exemplo de marcas com ativos cosméticos e tecnologias de última geração e qualidade, seja para uso profissional ou ainda home-care. Isso é possível por meio de amplos estudos científicos que visam garantir a máxima eficácia em benefícios por meio de fórmulas e ativos inovadores com nanotecnologia avançada.

Além disso, uma das premissas da marca é garantir vários elementos da biodiversidade nacional: trazendo aromas já conhecidos de nossa flora para todos os produtos Fluiderm.

Caso queira entender um pouco mais sobre a marca, confira o perfil Fluiderm no Instagram e conheça os produtos e seus ótimos efeitos no corpo para entender especificamente do que se trata na prática os ativos cosméticos e suas tecnologias que mencionamos neste conteúdo.

Agradecemos por sua leitura e o esperamos em nossos próximos posts aqui do blog. Até a próxima!

Deixe um comentário